Sabe aquela sensação deliciosa onde você se sente muito bem conectado com tudo e com todos? Onde existe paz no seu coração e você não está preocupado com nada, a não ser em vivenciar este momento maravilhoso?
Esse estado de ser chama-se poder pessoal e está intimamente ligado a estima. Infelizmente a grande maioria das pessoas não sabem o que é isso porque estão o tempo todo preocupadas com os olhares dos outros sob elas. Se este é seu caso você precisa compreender algo importantíssimo para resolver de vez seu problema! Você precisa desistir dos outros. O que isso significa exatamente? Vamos compreender mais profundamente!
Desistir significa não se importar nunca mais com a opinião dos outros por um motivo muito simples e até óbvio: É impossível que você não seja julgado! Ser julgado significa que estão olhando para você. É impossível não te notarem, e quanto mais você chamar atenção por qualquer motivo mais será automaticamente julgado. Aprendemos que ser julgado é ruim, mas será que é mesmo?
Julgar é uma ato que passa por um juízo de valores pessoais da pessoa que julga. Isso significa que se alguém gosta de algo oposto ao que você gosta essa pessoa tenderá a te julgar de forma negativa, mas se a pessoa tiver alguns valores, gostos, opinião bem próximas da sua te julgará de forma neutra ou positiva. Portanto você precisa compreender essa grande verdade e parar de desejar que não te julguem. É simplesmente um fato e ponto final.
Se você passar desapercebido na multidão será pouco julgado porque será pouco notado, mas se você deseja crescer na vida e alcançar patamares melhores você será notado inevitavelmente porque será mais visto simplesmente porque estará diferente da grande maioria das pessoas. É nesta fase que você começa a ser mais você. É também nesta fase que as pessoas tendem a ver você cada vez mais. É como passar no meio de uma multidão vestido igual a grande maioria das pessoas, você será pouco notado, mas se passar vestido completamente diferente muitas pessoas vão notar você e consequentemente será mais julgado.
Pessoas bem sucedidas entendem isso e sabem que ser julgado não é bom ou ruim, é somente um fato. Outra coisas que essas pessoas sabem é que é impossível olharmos para o lado e não acharmos “qualquer” coisa sobre algo à nossa frente ou alguém. Nossa mente não para e fica o tempo todo notando os detalhes de tudo, e portanto julgando. Ao falar com um amigo inevitavelmente você achará algo dele. Achará ele legal, bonito, feio, mal vestido esse dia, esquisito, vai pensar que ele tá chato, ou que está errado e assim por diante. A mente sempre pensará algo a respeito. Faça o teste e olhe a sua volta agora. Se focar num quadro na parede por exemplo terá uma opinião sobre ele. Achará bonito, feio ou que combina ou não, mas será impossível você não classificar esse de alguma forma, e isso é julgar.
Então a partir de hoje lembre-se! Ser julgado é um ato natural, cabe a você não ficar preso a este fato. Você também precisa compreender que o nível do julgamento e a assertividade sobre ele dependerá do nível de conhecimento real da pessoas que te julga. Ao ser julgado por aquém sem noção não espere nada mais que isso e não tenha nunca mais a pretensão de mudar a opinião da pessoa, simplesmente veja como uma fato normal e siga sua vida!
Desista do que todo munda pensa de você e siga para sua maravilhosa vida agora!
Namastê!
Cristina Longhi – Terapeuta especialista em Inteligência Emocional
Maravilhoso,amei a forma como foi esclarecido o tema abordado.Bastante significativo.Obrigada!
Grata Izilda, Que bom que entendeu, bjs
Alice dr Souza Prado desculpemecho pouco celular
Está tudo bem, bjs