Para compreender é preciso entrar no mundo do outro. Sem isso não é possível entender nada. É preciso compreender que o momento atual do outro é realidade dele. Quem julga tenta entender o mundo do outro através da própria realidade.
A realidade de uma pessoa é composta pelo entendimento que a pessoa tem a respeito de uma determinado assunto. E a realidade do outro é o que é confortável naquele momento. Tentar fazer alguém mudar é querer interferir na forma que uma coisa deve ou não ser compreendida.
Você pode melhorar o relacionamento com alguém quando faz perguntas a respeito para entender porque a pessoa acha que algo deve ser de uma determinada maneira. Assim você poderá entender como a pessoa chegou aquela conclusão. Se aquilo que você ouvir for algo que faz sentido o problema estará resolvido. Mas se perceber que a pessoa está equivocada no entendimento daquilo você pode então delicadamente perguntar para a pessoa se você pode colocar o seu ponto de vista. É importante perguntar antes de sair falando!
Então você deve explicar sua maneira de pensar do modo mais fácil para a pessoa, ou seja, não adianta você utilizar uma linguagem complexa e fácil para você e difícil para a pessoa. É importante entender o nível de entendimento daquela pessoa, pois ela só conseguirá entender o que for conhecido para ela.
Então com paciência você pode ir colocando o seu ponto de vista enquanto vai prestando atenção na pessoa. Se ela não estiver gostando ou entendendo o que está ouvindo de você ela ficará impaciente ou se fechará de alguma forma, então você deve parar a forma que está falando e mudar novamente, até que a pessoa comece a compreender ou se abrir para a informação.
Cristina Longhi – Terapeuta especialista em Inteligência Emocional