Temos sentimentos tão fortes sobre determinadas coisas que passam a se tornar convicções em nossa vida. Tornam-se padrões de comportamentos que seguimos por acreditar e sentir que são absolutamente verdadeiros. Quando está convicto de algo, sua verdade passa a agir sobre todas as coisas, abrindo caminho ou dificultando sua vida.
E quando você tem uma convicção limitante? Quando acredita lá no fundo que não vai conseguir algo? Como fazer para mudar isso?
Este é mais um dos encantos de nossa mente. Nossa mente aprende por meio de comandos. Um dia de alguma forma você foi convencido de que essa sua convicção ou crença faz parte de sua existência. Depois disso passou a funcionar sob este comando espetacular. Automaticamente sua mente “se encarrega” de não deixar que certas experiências aconteçam em sua vida. Ou que coisas aconteçam. Sua mente é seu empregado todo poderoso, não discute ordens, simplesmente executa.
Quando existe em você uma crença tão poderosa, daquelas que foram implantadas enquanto não estava no comando, suas experiências serão repetidas da melhor forma possível para que você sempre obtenha aquilo que está programado.
Mas nossa mente é um grande sistema que pode ser reprogramado a qualquer instante. Um trauma, um medo, é programado em segundos, e assim pode ser desprogramado também. Geralmente leva mais tempo, pois é preciso chegar ao comando exato para fazer esta mudança.
Ferramentas como a PNL, hipnose, Linha do Tempo e outras técnicas, são perfeitas para que se consiga refazer esta programação. O terapeuta fará você relembrar ou interpretar onde tudo começou. Depois de definido onde precisa ser mexido será necessário você fazer exercícios específicos para retomar o comando.
Simples assim!
Um exercício simples para a mudança de pequenas convicções:
Escolha uma imagem para representar uma crença. Imagine esta imagem em sua mente e preste atenção aos seus detalhes (sinta). Em seguida faça com que esta imagem vá perdendo a cor, como em uma fotografia desbotando.
Porque que um exercício como este funciona? Porque nossa mente não reconhece a diferença entre realidade e não realidade.
Quando achamos algo, nossa mente acredita. Quando vemos algo nossa mente reconhece, mesmo que não seja uma coisa verdadeira. Tanto a visão de uma imagem de um cachorro quanto de um cachorro de verdade representa para a mente “cachorro”, ou seja, a mesma coisa. A ciência vem tentando explicar este fenômeno da mente já há algum tempo.
O segredo é saber trocar estes comandos e assim desfrutar de uma vida mais fácil e feliz!
Cristina Longhi – Terapeuta especialista em Inteligência Emocional