Para entender melhor o outro você precisa entender que o outro sempre será diferente de você. Isso significa que aquilo que serve para você o outro nem sempre tem a capacidade de entender, porque para ele a sua forma de pensar e resolver as coisas simplesmente não serve. Porque isso acontece? Cada um ao nascer começa a absorver do ambiente formas diferentes de pensar, de ver o mundo e de resolver as coisas. O entendimento de como as coisas devem ser feitas vai depender das experiências que cada pessoa viveu ou está vivendo, assim como as circunstâncias do momento. Assim a vida da pessoa vai se moldando de uma forma única. Em PNL chamamos isso de mapa pessoal.
Portanto, a melhor forma de lidar com o outro é entender como a pessoa pensa e por que. O que levou a pessoa a chegar a este método? Deste modo ficará mais fácil compreender que ela simplesmente faz daquele jeito porque até hoje aquele é o jeito que ela aprendeu e que ela acha que está certo. Não significa que tenha que aceitar isso, o ponto importante é você entender porque a pessoa age de certa maneira, assim não entrará em conflito e não levará isso para o lado pessoal.
Claro, você pode tentar mostrar ao outro o seu ponto de vista, mas sempre tendo em mente que é um direito da pessoa escolher se quer usar o seu método ou não. Se tiver sempre isso em mente, estará livre de conflitos e apto a entender o outro e a respeitar as diferenças entre vocês. O certo e o errado não existe, é somente uma questão de ponto de vista, pense nisso!
Cristina Longhi – Terapeuta especialista em Inteligência Emocional