Qualquer pessoa que se destaca será inevitavelmente julgada. Você já parou para pensar do que se trata exatamente um julgamento?
Julgar significa achar algo baseado na própria opinião. Aquele que julga está fazendo uma comparação baseada nos parâmetros que a própria pessoa tem de certo ou errado, bom ou mal etc.
Então quando alguém julgar você entenda que em primeiro lugar é somente uma opinião que não necessariamente é real ou certa. Os motivos pelos quais as pessoas vão te jugar podem ser diversos como por exemplo: Achar que você deve ou não fazer algo porque para aquela pessoa que está julgando esse algo que está fazendo deve ser de uma forma específica. Se alguém por exemplo tem um conceito de que não se deve usar um determinado tipo de roupa, essa pessoa inevitavelmente vai julgar todas as pessoas que se vestirem diferentes daquilo que ela acha que é o certo, entendeu?
Portanto, depende muito do que as pessoas acreditam que é certo e errado. Mas na verdade esse certo e errado não existe, é só uma questão de ponto de vista.
Se você tem medo de aparecer, é porque se acostumou com a sensação de que ao ser visto e julgado isso trará algo ruim. Acontece quando as pessoas são julgadas quando são pequenas e se sentem mal neste julgamento, então na vida adulta a pessoa evita a todo o custo sentir novamente aquela sensação e portanto evita aparecer.
A partir do momento em que você começa a usar um filtro emocional tudo muda porque você vai passar a julgar através da sua consciência o julgamento do outro em relação a você. Ou seja, da próxima vez que alguém falar algo a seu respeito você deve pensar e analisar antes se aquilo que a pessoa está falando a seu respeito faz ou não sentido e se você deve ou não dar atenção para aquilo. Fazendo assim você se acostuma a ouvir a opinião dos outros sem nenhuma pretensão de mudar essas opiniões. Você aprende simplesmente a deixar para lá certas opiniões por compreender que fazem parte de um julgamento errado ou diferente do seu.
Cabe a você analisar o porque o outro acha algo ao invés de simplesmente aceitar sem pensar tudo aquilo que sai da boca dos outros. A vida é sua e as escolhas devem ser suas!
É sim possível ser bem sucedido e ter auto estima. Basta aprender mais!
Cristina Longhi – Terapeuta especialista em Inteligência Emocional.