Hoje em dia é muito comum os funcionários passarem por avaliações periódicas na qual precisam se sair bem para manter seus empregos, ganhar bônus etc. E ser bem avaliado significa ter a capacidade de lidar com o estresse dos prazos curtos, das cobranças, além de saber como se dar bem com todos as sua volta. Não é possível hoje em dia ser só capaz, é preciso além de ser capaz saber se envolver com todas as situações da empresa da forma mais prática e fácil possível.
A maioria dessas habilidades sociais e emocionais exigidas hoje pode ser facilmente aprendida e treinada. Algumas habilidades em especial fazem com que alguns funcionários saiam na frente e conquistem um lugar melhor ao sol. Vamos a elas:
Interação e conduta positiva
Sociabilidade
Tolerância ao estresse
Flexibilidade
É necessário que a pessoa saiba como estar no seu lugar, observe a hora certa para se colocar e tenha paciência para observar os outros colaboradores para não se intrometer em assuntos de forma errada ou desnecessária. É como uma etiqueta a ser seguida. Aqueles funcionários que falam o que pensam, não observam e se colocam de forma inadequada nas situações são logo vistos como pessoas com comportamentos não aceitáveis.
Também é necessário aprender a usar e empatia, ser amável e se colocar no lugar do outro. Se socializar da melhor forma possível ao invés de se isolar. Aqueles que demostram mais satisfação pessoal e vivem felizes e sorrindo normalmente conseguem uma avalização mais positiva porque acabam contagiando todos a volta de forma positiva. Quanto mais carismática for a pessoa melhor pontuação ela costuma levar, pois gera nos companheiros de trabalho sensações boas independente de outros fatores.
E claro, a tal da flexibilidade que é a habilidade de fazer mudanças sem se estressar e ainda enxergar essas mudanças de forma positiva. Aquelas pessoas chatas, rabugentas e que querem tudo do jeito delas são ótimas candidatas a serem convidadas a se retirarem do jogo.
Então fica a dica! Desenvolva essas habilidades para ir muito mais longe e muito mais rápido em seus objetivos profissionais!
Cristina Longhi – Terapeuta especialista em Inteligência Emocional